CNN Brasil Money

G20: Rio de Janeiro recebe últimas atividades abertas ao público neste sábado (16)

Mesa de encerramento da Cúpula Social do G20 será aberta ao público

João Nakamura, da CNN, em São Paulo
Público assiste plenária que discute Combate à fome, pobreza e desigualdades, no G20 Social no Boulevard Olímpico na zona portuária da capital fluminense
Público assiste plenária que discute Combate à fome, pobreza e desigualdades, no G20 Social no Boulevard Olímpico na zona portuária da capital fluminense  • Rio de Janeiro (RJ), 15/11/2024 – Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Nos próximos dias, a cidade do Rio de Janeiro sedia as últimas atividades do G20 na presidência do Brasil. Este sábado (16) marca o final das reuniões do G20 Social.

O momento derradeiro se estende entre segunda-feira (18) e terça-feira (19), a Cúpula de Chefes de Estado do bloco. Todos os debates que ocorreram ao longo do ano foram voltados para as decisões e acordos que serão consolidados nesses dois dias.

Em paralelo às atividades das autoridades do G20, foram realizados eventos abertos ao público, como oficinas e painéis de debate para envolver a população dos países do bloco nos assuntos levantados. E nestes últimos dias da Cúpula Social não foi diferente.

A região portuária do Rio de Janeiro, que recebe estas reuniões, esteve aberta para os interessados que se credenciaram participarem de atividades no Espaço Kobra, Armazém 2, Armazém 3, Armazém Utopia e Museu do Amanhã.

Durante os três dias do G20 social, 150 barracas ofereceram possibilidades como alimentação, artesanatos, publicações e serviços.

Neste último dia de Cúpula Social do G20, a mesa de encerramento das reuniões será aberta ao público.

Na Plenária D do Armazém 3, os participantes do G20 Social poderão ouvir a leitura do documento de consenso final que será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assume a liderança do grupo em 2025.

A ideia é que o texto seja lido por representantes da sociedade civil.

Por outro lado, a reunião dos Chefes de Estado não será aberta ao público, apenas à imprensa credenciada.

Mas, algumas atividades que ainda serão realizadas neste sábado ainda podem ser acompanhadas pela população:

  • Armazém 1/Boulevard Olímpico (9h30 - 18h): Conexão 2030;
  • Museu do Amanhã/Auditório (14h - 16h): Oceans 20 Summit;
  • Museu do Amanhã/Sala Observatório (14h - 16h): Cooperação Multilateral para Estabilização do Mercado de Mercadorias: soluções para a fome, pobreza e desigualdade em um mundo volátil;
  • Armazém 2/Auditório (14h - 16h): Vidas Entrelaçadas, Fios de Esperança: porque cada pessoa conta - Lançamento do relatório Situação da População Mundial 2024, em português;
  • Museu do Amanhã (16h - 18h): Roda de conversa: balanço e perspectivas do G20 Social.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais