Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gabriel Galípolo será número 2 no Ministério da Fazenda de Haddad

    Economista tem 39 anos e foi presidente do banco Fator e hoje tem uma consultoria financeira

    Caio Junqueirada CNN São Paulo

    O economista Gabriel Galípolo será o secretário-executivo do Ministério da Fazenda do governo Lula.

    Ele foi convidado pelo ministro nomeado Fernando Haddad e aceitou o cargo. A informação foi confirmada à CNN por integrantes da equipe de trabalho da transição do governo eleito.

    Galípolo é um crítico da PEC do Estouro tal qual ela foi apresentada ao Congresso.

    No dia 4 de abril, a CNN revelou que ele havia virado conselheiro econômico de Lula.

    Ele tem 39 anos e foi presidente do banco Fator e hoje tem uma consultoria financeira. Também é conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp.

    No passado, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento quando José Serra era governador de São Paulo. É próximo também a Luiz Gonzaga Beluzzo, um dos economistas próximos ao PT.

    Ele aproximou-se de Lula depois de ter participado de uma live com o ex-presidente no ano passado com outros integrantes do mercado financeiro.

    Segundo fontes do PT, na ocasião Lula gostou de ouvir dele que nem todo o mercado é contrário ao ex-presidente e alinhado ideologicamente ao presidente Jair Bolsonaro mas que que os profissionais que atuam nesse meio querem fazer negócios, independentemente da linha política do ocupante do palácio do Planalto.

    Desde então, tem sido um conselheiro informal de Lula, Gleisi e também do ex-prefeito Fernando Haddad.

    Reunião com Paulo Guedes

    Em reunião na manhã desta terça-feira (13) com cúpula da Economia, Haddad passou orientações Galípolo. Durante o encontro com a equipe do ministro Paulo Guedes, segundo um participante relatou à CNN, Haddad solicitou a Guedes que Galípolo desse início a reuniões de trabalho com integrantes da pasta, a começar pelo atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys.

    A assessoria de Haddad convocou uma coletiva de imprensa na sede do governo de Transição para 18h30 desta terça e a expectativa é de que a Haddad anuncie integrantes de sua equipe.

    (Com informações de Teo Cury)