Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Galípolo será o mais jovem a assumir BC no século se aprovado em sabatina

    Antes de Galípolo, mais jovem assumir cadeira foi Armínio Fraga, que chegou à presidência do BC em março de 1999, aos 41 anos

    Danilo Moliternoda CNN

    Aos 42 anos, Gabriel Galípolo pode ser presidente mais jovem do Banco Central (BC) neste século. O diretor de Política Monetária da autarquia e indicado de Lula ao cargo passa por sabatinas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no Plenário do Senado nesta terça-feira (8).

    Antes de Galípolo, o mais jovem a estar na cadeira foi Armínio Fraga, que assumiu a presidência do BC em março de 1999, aos 41 anos.

    Depois de Armínio, Henrique Meirelles assumiu o BC em 2003, aos 57 anos; Alexandre Tombini, em 2011, aos 47 anos; Ilan Goldfajn, em 2016, aos 50 anos; e Roberto Campos Neto, em 2019, aos 49 anos.

    Na CAE, a sabatina de Galípolo está marcada para as 10h. Caso aprovado, seu nome ao Plenário ainda na terça-feira. As duas votações são secretas e o nome deve ser aprovado pela maioria dos votantes. O relator da indicação é líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

    Se aprovado no Senado, Galípolo comandará a instituição a partir de janeiro de 2025. Ele substituirá Roberto Campos Neto, cujo mandato no BC vai até o dia 31 de dezembro. A mensagem do Executivo com a indicação de Galípolo chegou ao Senado no dia 2 de setembro.

    Quando indicado à diretoria de Política Monetária do BC, Galípolo já havia passado por sabatinas na Casa Alta. A sessão foi esvaziada (com quase 29 ausências), e a aprovação, tranquila (com 39 votos). Na oportunidade, o sabatinado defendeu a harmonização das políticas monetária e fiscal e os esforços do governo para ajustar suas contas.

    Tópicos