Galípolo vai ao Rio para reunir-se com diretoria da Petrobras
Viagem do secretário-executivo do Ministério da Fazenda acontece na tentativa de costurar uma solução em torno da volta dos tributos federais sobre a gasolina e o etanol
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi enviado às pressas para uma reunião com a diretoria da Petrobras no Rio de Janeiro. A tentativa é costurar uma solução em torno da volta dos tributos federais sobre a gasolina e o etanol.
A ida do número dois da pasta foi informada no início desta tarde pela assessoria de comunicação da Fazenda. O resultado da reunião será informado ao ministro Fernando Haddad, que terá novo encontro para deliberar sobre o assunto no Palácio do Planalto, ainda nesta segunda-feira (27).
A desoneração de PIS, Cofins e Cide acaba nesta terça-feira (28). A equipe econômica defende o retorno integral dos tributos sobre os dois combustíveis, mas a ala política do governo resiste, com medo do impacto sobre a inflação e a atividade econômica.
Uma solução no meio do caminho está sendo discutida entre Fazenda e Planalto. A possibilidade em tratativas é que a Cide seja mantida com alíquota zero, mas haja um retorno — total ou parcial — do PIS/Cofins para minimizar o impacto fiscal.