Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gasolina mais barata: Dia Livre de Impostos traz desconto em estados do Brasil

    Ação é promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem)

    Bomba de gasolina em um posto de combustível
    Bomba de gasolina em um posto de combustível 21/05/2018REUTERS/Francis Mascarenhas

    Da CNN* São Paulo

    Ocorre nesta quinta-feira (6) o Dia Livre de Impostos (DLI), em que consumidores de várias regiões do Brasil podem acessar descontos e adquirir produtos sem parte do valor pago em tributos. 

    A ação é promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), e possui como principal objetivo levantar o debate sobre a carga tributária paga no país. 

    Não à toa, a celebração data o número de dias que uma pessoa precisa trabalhar para pagar impostos — 157 dias em 2024.   

    O Brasil é o 30° país com maior carga tributária no mundo, atualmente correspondente a 32,39%, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 

    Segundo as entidades, lojistas de 26 estados e do Distrito Federal aderiram ao evento, que envolve ⁠shopping centers, restaurantes, ⁠postos de gasolina, entre outros serviços. 

    Nos postos de gasolina, por exemplo, desde o início dessa manhã motoristas podem comprar gasolina com descontos em estados como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.