Governo Lula aprova medida antidumping sobre resinas dos EUA e Canadá
Em comunicado, o órgão afirmou que a medida terá duração de até seis meses

O Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) anunciou nesta quarta-feira (27) que aprovou a aplicação de medida antidumping provisória sobre importações de resinas de polietileno dos Estados Unidos e do Canadá.
Em um comunicado, o órgão afirmou que a medida terá duração de até seis meses e que tem como objetivo promover "a proteção da indústria nacional contra o comércio desleal".
Também foi aprovada a aplicação de direito antidumping definitivo sobre as importações de folhas metálicas de aço carbono da China e de fibras de poliéster de China, Índia, Tailândia e Vietnã.
O Gecex aprovou ainda a imposição de limites à importação de itens relativos a papel e vidro, a partir de valores propostos pelo Fórum Nacional de Economia Circular e pelo Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis.
Ainda segundo o comunicado, na mesma reunião, foram aprovadas reduções tarifárias para sete produtos, dentre eles insumos para a indústria de saúde. As alíquotas do imposto de importação para esses casos foram reduzidas a zero, gerando impactos positivos aos consumidores nacionais.
Foram igualmente reduzidas a zero as alíquotas de importação para diversos produtos de Bens de Capital e de Telecomunicações e Informática, na modalidade de Ex-tarifário, possibilitando aumento de investimentos no país e inovação do parque fabril.