Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo defende “discussão rigorosa” com Petrobras sobre redução de querosene de aviação

    Executivo espera que queda do preço do combustível barateie passagens aéreas

    O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro
    O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro 17/07/2023REUTERS/Ricardo Moraes

    Da CNN

    Brasília

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta quarta-feira (31) que o governo tenha uma “discussão rigorosa” com a Petrobras sobre a redução do preço do querosene de aviação (QAV).

    “A Petrobras, por ser quase a monopolista do QAV no Brasil, a discussão com ela deve ser mais rigorosa”, afirmou Silveira à imprensa.

    Silveira, porém, disse que, além da Petrobras, é necessário conversar sobre o assunto com todo o setor de petróleo e gás.

    A ideia do governo é que com a redução do preço do combustível, o preço das passagens aéreas também caia. O ministro reconhece, no entanto, que o debate precisa ir além.

    “O Querosene de Aviação faz parte disso, mas não é só isso na nossa visão. Precisamos discutir o que o QAV representa em uma política vertical imprimida pelo Conselho Nacional de Política Energética a todos os fabricantes do Brasil”, disse Silveira.

    Na tentativa de diminuir o preço das passagens, a Casa Civil tem organizado conversas sobre o tema. Na semana passada, o governo anunciou, a criação de um fundo de até R$ 6 bilhões para financiar companhias aéreas do país.

    Nesta quinta-feira (1º) está prevista uma nova reunião para tratar sobre o querosene de aviação.