Governo prevê consulta para leilão de reserva de energia nos próximos dias
Certame foi cancelado em abril devido a uma disputa judicial entre os grupos envolvidos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta segunda-feira (28) que o governo iniciará a consulta pública do leilão de reserva de capacidade nos "próximos dias".
Em abril, o Ministério de Minas e Energia cancelou o certame por conta de uma disputa judicial entre os grupos envolvidos. Na ocasião, o governo anunciou que iria abrir uma nova consulta pública sobre o conjunto de diretrizes e da sistemática, incluindo o fator "a", fórmula destinada a estimular a contratação de menor custo para o consumidor.
"Nos próximos dias, faremos uma consulta pública do leilão de capacidade de 2026. Garantia de segurança energética para os próximos anos. Obviamente, energia térmica a gás natural será um dos produtos", disse Silveira.
O ministro participou nesta segunda-feira (28) da inauguração da UTE GNA II (Usina Termelétrica GNA II) no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
A proposta inicial do certame consistia leiloar 10 produtos em seis rodadas. O leilão tinha como objetivo se destinar à contratação de potência elétrica a partir de empreendimentos de geração, novos e existentes, provenientes de usinas hidrelétricas e termelétricas a gás natural e a biocombustíveis.


