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Governo prevê investimentos de R$ 161 bi com 15 leilões rodoviários em 2025

Recursos serão aplicados em 7,2 mil quilômetros de estradas que serão concedidas

Vitória Queiroz, da CNN
Concessão da Rota Sorocabana abrange 460 quilômetros de rodovias localizadas na região Sudoeste do Estado
  • Divulgação: Governo de São Paulo
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O Ministério dos Transportes prepara a realização de 15 leilões de rodovias em 2025. A expectativa do governo é de que a carteira de concessões e otimizações somarão R$ 161 bilhões em investimentos.

Do total, R$ 93 bilhões serão via Capex e R$ 68 bilhões serão via Opex. Os recursos serão aplicados em 7,2 mil quilômetros de rodovias. O governo federal planeja realizar 44 leilões rodoviários até 2026.

Apesar da meta de 15 leilões neste ano, o ministro dos Transportes, Renan Filho, não descarta a possibilidade de realizar menos concessões do que o previsto. Os certames também dependem de análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O governo federal planeja realizar 44 leilões rodoviários até 2026. No ano que vem, a expectativa é de realizar mais 20 concessões de rodovias.
Nos dois primeiros anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram realizadas nove concessões, das quais sete são de 2024 e duas de 2023. Os contratos somam R$ 108,3 bilhões em investimentos.

Em relação ao pedágio, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que "vai ficar bem mais barato do que cobra o estado de São Paulo, o estado de Minas [Gerais], no nosso modelo".

De acordo com o chefe da pasta, o fato do governo não cobrar outorga em concessão torna a tarifa mais barata.

“Caro mesmo é pagar pela manutenção da rodovia quem não usa, quem não tem carro. Caro é o pobre pagar e a rodovia não ter infraestrutura”, respondeu Renan Filho ao ser questionado sobre a tarifa.

Veja:

  • BR-364/RO: A concessão da rodovia, referente ao Lote CN5 da Rota Agro Norte, será realizada em 27 de fevereiro. Com uma extensão de 686,7 km, o trecho abrange importantes pontos de Rondônia, incluindo acessos estratégicos em Ji-Paraná e Porto Velho; BR-040/495/RJ/MG: Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG);
  • Rota da Celulose: formada pelas rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. Rota é utilizada para escoar a produção de celulose do Mato Grosso do Sul e tem 870,3 quilômetros de extensão. O leilão estava previsto para 2024, mas foi adiado por falta de empresas interessadas;
  • Rota Agro: formada pelas rodovias BR-060/364/GO, BR-364/GO/MT nos trechos que vão de Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). Projeções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que 22,7 milhões de toneladas de carga devem passar pelos trilhos até 2055.
  • Ponte Internacional de São Borja: tem 15,62 quilômetros de extensão, sendo fruto de um acordo binacional assinado em 1989. Ela liga as cidades de São Borja (RS), no Brasil, e Santo Tomé, na Argentina. O novo contrato de concessão terá duração de 25 anos. Prevê aportes da ordem de US$ 99 milhões;
  • Rodovias Integradas do Paraná (lotes 4 e 5): inclui trechos das BR-272, BR-369 e BR-376 e trechos das BR-182, BR-272, BR-317 e BR-323.
  • BR-116/BA/PE Feira de Santana (BA);
  • BR-116/251/MG;* BR-070/174/364/MT/RO;
  • BR-116/158/392/290/RS Rota Integração do Sul;
  • BR-116/324/BA Rota do Recôncavo.
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