CNN Brasil Money

Gripe aviária: granja no RS inicia período de vazio sanitário por 28 dias

Unidade comercial de Montenegro teve desinfecção concluída

Gabriela Garcia, da CNN
Governo brasileiro confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial
Primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil pode cair nos vestibulares 2026  • Reprodução
Compartilhar matéria

A granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi confirmado foco de gripe aviária, entrará em período de vazio sanitário a partir desta quinta-feira (22), segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

O período de 28 dias tem o objetivo de garantir que o local está livre do vírus antes de retomar as atividades.

Antes disso, foi necessário um processo de limpeza e desinfecção do local, que teve início em 16 de maio. As ações começaram com o abate das aves doentes que sobreviveram.

Também foi feita a retirada da cama das aves e a destruição dos ovos que ainda permaneciam no local.

“Este processo durou dois dias, e a partir daí iniciaram as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, cortinas, telas, todas as estruturas envolvidas na produção”, conta a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura e Pecuária.

O processo de limpeza iniciou no domingo (18) e durou quatro dias.

“A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem nas estruturas limpas com maior eficácia, porque a maioria dos desinfetantes não vai conseguir agir de forma eficaz sem esta limpeza prévia”, explica Alessandra.

Segundo a Secretaria, a prazo de 28 dias de vazio sanitário equivale a dois períodos de incubação de 14 dias. Este período está definido no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais