IGP-DI sobe 2,22% em abril com avanço da inflação ao produtor, diz FGV
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador, acelerou a alta em abril para 2,90%, de 2,59% no mês anterior

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a subir 2,22% em abril, ante alta de 2,17% no mês anterior, com a aceleração dos preços de algumas commodities elevando a inflação ao produtor, informou nesta sexta-feira (7) a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador, acelerou a alta em abril para 2,90%, de 2,59% no mês anterior.
"Ainda que os preços dos combustíveis tenham apresentado queda em abril, tanto ao produtor, quanto ao consumidor, uma nova onda de aumentos entre commodities agrícolas e minerais voltou a acelerar a inflação ao produtor", explicou em nota André Braz, Coordenador dos Índices de Preços
Ele chamou a atenção para os itens minério de ferro (+4,63%), milho (+11,03%) e soja (+2,66%), que responderam por 40% do resultado do IPA de abril.
Na análise por estágios de processamento, o destaque foi o grupo Matérias-Primas Brutas, que avançou 3,78% em abril, após alta de 1,61% registrada em março.