Índice de inflação PCE sobe 0,3% em janeiro nos EUA, em linha com expectativas

Na base anual, índice teve alta de 2,4%

Alicia Wallace, da CNN, Nova York
Relatório de Renda e Despesas Pessoais de quinta-feira também mostrou que os consumidores retiveram algumas compras em janeiro  • 25/11/2022 - REUTERS/Jim Vondruska
Compartilhar matéria

O índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,3% em janeiro nos Estados Unidos de acordo com dados publicados nesta quinta-feira (29).

O indicador é o preferido do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, para definir o rumo da política monetária.

Os dados indicam que a inflação segue em trajetória descendente - embora acidentada - em direção à meta de 2% do Fed.

Na base anual, o índice teve alta de 2,4%, uma desaceleração em relação ao aumento de 2,6% de dezembro. O núcleo do PCE, que exclui energia e alimentos, caiu para 2,8%.

Os economistas projetavam que o índice PCE subiria 0,3% no mês e 2,4% nos 12 meses encerrados em janeiro e que o núcleo saltaria 0,4% no mês e esfriaria para 2,8% anualmente, de acordo com a FactSet.

O relatório de Renda e Despesas Pessoais de quinta-feira também mostrou que os consumidores retiveram algumas compras em janeiro. Os gastos aumentaram 0,2% no mês, um arrefecimento em relação ao salto de 0,7% do mês anterior.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais