Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Índice de preços ao produtor sobe 0,3% nos EUA em janeiro, acima das expectativas

    PPI registra alta anualizada de 0,9%

    PPI capta as mudanças médias de preços antes de chegarem aos consumidores e serve como um sinal para os preços repassados
    PPI capta as mudanças médias de preços antes de chegarem aos consumidores e serve como um sinal para os preços repassados 02/12/2020 - REUTERS/Pedro Nunes/Arquivo

    Alicia Wallaceda CNN

    Nova York

    A inflação no atacado, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), aumentou mais do que o esperado em janeiro, contribuindo para um quadro de inflação que frustrou as expectativas no mês.

    O PPI subiu 0,3% em janeiro, resultando em um aumento anual de 0,9%, de acordo com dados da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS, na sigla em inglês) divulgados nesta sexta-feira (16).

    O aumento dos preços entre prestadores de serviços impulsionou a alta em janeiro, subindo 0,6% no mês. Alguns dos maiores aumentos ocorreram em cuidados hospitalares e alojamento.

    Apesar de ter apresentado uma aceleração acima do esperado pelos economistas (um ganho anual projetado de 0,7%, de acordo com a FactSet), a taxa anual está em linha com o que foi visto no último trimestre de 2023 e permanece no terceiro menor patamar registrado desde a perturbação das cadeias de abastecimento provocada pela pandemia.

    No entanto, o aumento mensal de 0,3% foi o maior desde agosto de 2023, mostram os dados do BLS.

    O PPI capta as mudanças médias de preços antes de chegarem aos consumidores e serve como um sinal para os preços repassados.

    “A inflação está de volta, não em grande escala, mas também é verdade que não vai desaparecer e ainda pode causar estragos na economia em geral, onde os preços mais elevados das fábricas aumentam a inflação ao nível do consumidor”, disse o economista Chris Rupkey, da FwdBonds.

    Excluindo as categorias de alimentos e energia, que tendem a ser voláteis, o núcleo do IPP saltou 0,5% no mês, elevando o aumento anual para 2%, uma leitura mais quente do que os 1,7% de dezembro.

    Os economistas esperavam que o IPP básico subisse 0,2% no mês e 1,8% anualmente, de acordo com as estimativas de consenso da FactSet.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original