Inflação nos EUA avançou a ritmo moderado, mostra Livro Bege do Fed

Informações são de empresários consultados pelo Federal Reserve

Gabriel Tassi Lara, do Estadão Conteúdo
Mesmo com desaceleração em julho, inflação dos EUA segue elevada
  • Mark Makela
Compartilhar matéria

A inflação continuou avançando a ritmo moderado na maioria das regiões dos Estados Unidos, enquanto empresas estão mais seletivas com expandir vagas de trabalho, diante de incertezas ampliadas com a economia americana.

As informações são de empresários consultados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para o Livro Bege.

O documento é uma espécie de sumário das condições econômicas do país e serve de base para as decisões de política monetária do BC dos EUA.

Segundo o documento, embora mais seletivos, os empresários não relataram casos de demissões e o nível de emprego permaneceu "estável ou ligeiramente acima durante as últimas semanas".

O emprego tem sido foco do Fed nas suas decisões de política monetária, desde que o setor tem preocupado com possível enfraquecimento excessivo. No período, os salários também avançaram a um ritmo modesto, de acordo com o previsto.

Quanto à inflação, distritos relataram alta sobretudo nos custos de fretes e seguros, mas no geral os preços seguiram aumentando a ritmo moderado, conforme o último relatório já apontava.

Para os próximos meses, os contatos consultados pelo Fed esperam algum grau de alívio nas pressões sobre preços, com estabilização inflacionária.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais