Japão intervém para sustentar iene pela primeira vez em 24 anos

Decisão desta quinta-feira marca a primeira vez desde 1998 que governo japonês interveio no mercado de câmbio comprando ienes

Junko Ogura, emi jozuka e Kathleen Benoza, da CNN
Sede do BC do Japão em Tóquio  • 17/06/2022. REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Compartilhar matéria

O Japão tentou reforçar o valor de sua moeda nesta quinta-feira (22) pela primeira vez em 24 anos, comprando ienes para evitar que enfraqueça ainda mais em relação ao dólar americano.

"O governo está preocupado com essas flutuações excessivas e acaba de tomar medidas decisivas", disse o vice-ministro das Finanças do Japão para assuntos internacionais, Masato Kanda, a repórteres na quinta-feira, após o raro movimento.

Quando perguntado por um repórter se a "ação decisiva" significava "intervenção no mercado", Kanda respondeu afirmativamente.

A decisão desta quinta-feira marca a primeira vez desde 1998 que o governo japonês interveio no mercado de câmbio comprando ienes.

Mais cedo na quinta-feira, o Banco do Japão anunciou que manteria sua política monetária ultrafrouxa, sinalizando sua determinação de permanecer uma exceção entre os países do G7 que lutam para aumentar as taxas de juros para domar a inflação.

 

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais