Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Leilões de infraestrutura no Brasil têm atraído grandes investidores, diz especialista

    Para a especialista, país acerta em reduzir a estratégia de desenvolver infraestrutura apenas com investimentos públicos

    Do CNN Brasil Business

    Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (28), a diretora-executiva do Brasil e Suriname junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Martha Seillier, afirmou que, apesar dos desafios geopolíticos e da pandemia de Covid-19, os leilões de infraestrutura no Brasil têm atraído grandes investidores.

    “Apesar da Covid-19, do contexto geopolítico complexo com a guerra na Europa e tudo isso, todos os leilões que vem ocorrendo no Brasil têm atraído grandes investidores mundiais para contratos de longo prazo”, disse.

    Segundo Seillier, os projetos de concessão, por exemplo, demandam contratos com prazo de até 30 anos. Logo, o investidor já possui conhecimento de que, ao longo deste período, podem surgir variáveis macroeconômicas.

    “Eventualmente você pode ter um choque ou uma crise de curto prazo. Tudo isso se precifica e mitiga se o contrato for bom. Então, é preciso ter uma boa matriz de risco para dizer o que é responsabilidade do investidor privado e o que é responsabilidade do poder público – que é um parceiro… ao longo de 30 anos de contrato, tudo isso se equilibra”, explica.

    A especialista avaliou ainda que o Brasil já vinha trilhando um caminho de redução da estratégia de desenvolver a infraestrutura apenas com o investimento público.

    “[Vinhamos] cada vez mais acreditando que o caminho para superar o vão de infraestrutura no Brasil era abrir cada vez mais as portas para investimentos privados e esse é o caminho de sucesso em razão do nosso tamanho e da quantidade de investimentos que necessitamos diante da nossa realidade fiscal”.

    Veja mais no vídeo acima.