Limpeza e atendimento são mais levados em consideração na escolha de um bar ou restaurante que o sabor ou preço
Pesquisa feita em parceria por Sebrae e Abrasel mostra que consumidores preferem ir ao estabelecimento do que pedir no delivery
Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em todo o país mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais levados em consideração pelos consumidores que se alimentam fora de casa.
Esses fatores ficaram à frente até do sabor da comida, correspondeu a 10,3% das respostas, e do preço acessível do prato, 7,2%.
“Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comentou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A pesquisa, feita com mais de 6 mil pessoas, revelou ainda que, no dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa.
No entanto, quando optam por comer fora, a maior parte das pessoas prefere consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento (93%), e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês.
Os motivos que mais levam as pessoas a esses estabelecimentos são, em geral, lazer: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).
“O nosso objetivo com esse movimento (de fazer a pesquisa) é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Veja também: Governo e JBS fazem parceria para gerar empregos
Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.