Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maior encontro de turismo do país bate recorde no Rio

    Com foco na inovação, Abav Expo contou com mais de 33 mil pré-inscritos e 1.500 marcas expositoras

    Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro
    Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro REUTERS/Pilar Olivares

    Rachel Amorimda CNN Rio de Janeiro

    A 50ª edição da Abav Expo, no Rio de Janeiro, já é considerada a maior da história. O evento bateu recorde de pré-inscrições, com mais de 33 mil pedidos.

    Durante três dias, estudantes, entidades e lideranças do turismo conferiram entre as mais de 1.500 marcas expositoras o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o setor.

    De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), nos primeiros oito meses do ano, o Brasil recebeu R$ 22 bilhões oriundos do turismo. De janeiro a agosto, o setor gerou um lucro limpo que já é o maior resultado dos últimos 25 anos.

    A Abav Expo é considerada a vitrine para o desenvolvimento do turismo. Pela primeira vez, a Fecomércio do Rio de Janeiro participou de forma significativa do evento.

    Senac e Sesc, que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento social e profissional do Brasil, investiram na tecnologia.

    Com 200 metros quadrados, o estande do Senac RJ, um dos maiores da feira, levou para o Riocentro, na Barra da Tijuca, o futuro da educação para o presente com uma abordagem inovadora.

    Visitantes puderam mergulhar em um ambiente virtual que simula situações reais do segmento de hospitalidade e hotelaria. O potencial da tecnologia de drones também pôde ser experimentado.

    A sede da próxima edição da Abav Expo foi definida durante o evento. Brasília vai receber a feira em 2024. Mas, em 2025, o Rio volta a ser o centro do turismo no país.

    Na edição de 2023, a palavra-chave foi inovação. Já na abertura, a Fecomércio do Rio trouxe o cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, o engenheiro norte-americano Steve Wozniak. Em entrevista exclusiva ao analista de economia da CNN, Fernando Nakagawa, Wozniak falou sobre futuro.

    A entrevista completa vai ao ar no fim de semana, no CNN Entrevistas, especial tecnologia.

    Veja também: Comissão do Senado aprova PL do Desenrola