CNN Brasil Money

Marinha do Brasil compra navio de guerra do Reino Unido

Trata-se do HMS Bulwark, navio de 170 metros de comprimento que pode ser empregado em diferentes tipos de operações

Gabriel Garcia, da CNN, em Brasília
HMS Bulwark, navio de 170 metros de comprimento que pode ser empregado em diferentes tipos de operações
HMS Bulwark, navio de 170 metros de comprimento, pode ser empregado em diferentes tipos de operações  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Marinha do Brasil assinou, nesta quarta-feira (10), o contrato para a aquisição de um navio de guerra da Marinha Real Britânica. O protocolo de intenção para a compra da embarcação havia sido firmado em abril.

A assinatura foi oficializada, em Londres, pelo diretor-geral de material da Marinha, almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e pelo vice-almirante Martin Connell, da Marinha Real Britânica. O valor da compra não foi divulgado.

A informação foi antecipada pela CNN no final de agosto.

Trata-se do HMS Bulwark, navio de 170 metros de comprimento que pode ser empregado em diferentes tipos de operações.

Além das tradicionais missões anfíbias, com capacidade de desembarque de tropas em terra, a embarcação pode ser utilizada em ações humanitárias e em situações de calamidade pública, segundo oficiais ouvidos pela reportagem.

Com ampla capacidade de carga, o navio pode transportar tropas, profissionais de saúde, veículos e suprimentos essenciais em emergências, incluindo hospitais de campanha, mantimentos e medicamentos.

A Marinha também pretende usar a embarcação — que comporta 290 tripulantes e até 710 militares — para fiscalizar e vistoriar áreas da chamada Amazônia Azul, região estratégica, rica em recursos naturais como minerais e petróleo, e alvo de espionagem internacional.

Em abril de 2023, a Marinha do Brasil precisou expulsar um navio alemão que realizava pesquisas sem autorização em águas jurisdicionais brasileiras, nas proximidades da Elevação do Rio Grande, uma área rica em minerais críticos e estratégicos.

Atualmente, o navio passa por uma reforma completa em Plymouth, na Inglaterra. Ainda em setembro, 48 militares brasileiros serão enviados ao país para treinamento, acompanhamento das obras e recebimento da embarcação.

Em novembro, outros 44 militares serão capacitados para operar o navio.

O restante da tripulação seguirá para a Inglaterra no próximo ano, para o comissionamento e traslado do Bulwark ao Brasil. A chegada está prevista para 2026, após a conclusão da revitalização.

Veja as especificações do navio:

  • Comprimento total: 176 m;
  • Boca moldada: 28,9 m;
  • Calado carregado: 7,1 m;
  • Deslocamento: 18.500 t;
  • Convés de voo: operação de até 2 aeronaves de grande porte;
  • Velocidade máxima mantida: 18 nós;
  • Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
  • Tripulação: 290 tripulantes
  • Capacidade de transporte de tropa: até 710 militares.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais