MP que centraliza gestão da crise hídrica no governo pode trazer mais segurança?
Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thaís Herédia ouve especialistas sobre esse e outros temas que mexem com a economia
O governo editou uma Medida Provisória (MP) nesta segunda-feira (28) criando a câmara de regras excepcionais para gestão hidroenergética. Na prática, o Ministério de Minas e Energia ganha poder e autonomia para decidir o que for preciso para controlar os impactos da falta de água no país e evitar interrupções no fornecimento de energia.
Essa medida que centraliza a gestão da crise pode dar mais segurança ao governo e ao setor privado?
Outra pergunta que fica: o ministro Bento Albuquerque diz que está negociando com a indústria um deslocamento da produção para horários de menor pico, para diminuir a pressão sobre a demanda de energia. Será que vai sair um acordo?
Conta de luz
Vale ressaltar que nesta terça-feira (28), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve anunciar um reajuste na tarifa cobrada pela bandeira vermelha 2 na conta de luz.
Cálculos de quem participa da discussão na Agência Nacional de Energia Elétrica apontam que essa tarifa pode subir cerca de 76%. A cobrança extra na conta de luz acontece quando o custo de produção de energia aumenta.
Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thaís Herédia ouve especialistas sobre esse e outros temas que mexem com a economia e influenciam o mercado.
(Texto publicado por Ligia Tuon)