CNN Brasil Money

Ninguém está falando em inflação, diz Haddad sobre tarifas de Trump

Ministro da Fazenda explica que governo estuda uma série de alternativas — inclusive medidas não tarifárias —, que não pressionariam os preços internos

Cristiane Noberto, da CNN, Brasília
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad  • 18/03/2025 REUTERS/Adriano Machado

Compartilhar matéria

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (10) que, por enquanto, o governo não trabalha com a hipótese de impacto inflacionário no país em razão da tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Ninguém está falando nisso por enquanto”, respondeu ao ser questionado sobre o efeito da medida nos preços internos.

Haddad explicou que o governo analisa um conjunto de alternativas — muitas delas fora do campo tarifário — que poderiam ser acionadas sem pressionar a inflação.

“Tem muitas medidas não tarifárias que podem ser pensadas. Tem um rol enorme de medidas que estão sendo estudadas. Tem um grupo de trabalho, nós temos um tempo. Mas há muitas medidas não tarifárias que não impactam a inflação. Há uma série de alternativas que vão ser consideradas”, disse.

O ministro ponderou, no entanto, que ainda não há definição sobre o uso de nenhuma dessas ações.

“Isso não significa que vão ser acionadas. Porque o nosso desejo é que até lá isso tenha sido superado. Teremos tempo para superar. Se houver boa vontade, nós vamos superar esse mal entendido. Que envolve, infelizmente, o interesse pessoal de um indivíduo. E isso não pode afetar a relação de 200 anos entre os dois países”, frisou.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais