Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O ICMS é uma receita importantíssima para os estados, diz especialista

    Virginia Parente, professora do Insituto de Energia e Ambiente da USP, comenta projeto dos Combustíveis que teve o texto-base aprovado no Senado

    Raphael Buenoda CNN

    Em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (10), Virginia Parente, professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP, afirmou que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é uma receita muito importante para os estados.

    Na tarde desta quinta-feira (10), o Senado aprovou o texto-base do projeto que altera cobrança do ICMS dos combustíveis, como uma forma de tentar controlar a subida nos preços dos combustíveis. Mas, segundo a especialista alguns estados são mais dependentes dessa tributação do que outros.

    “Esse tipo de imposto é um imposto líquido, certo e fácil de arrecadar e uma parte significativa dele vai, de fato, para os estados. Acontece que quando a gasolina sobe, como é um percentual sobre esse valor, essa tributação sobe também. Então, será que os estados precisam acompanhar essa subida que já está em níveis altíssimos?”, afirmou Parente.

    Veja mais no vídeo acima