Opep+ agenda conferência para debater corte na produção de 6 milhões de bpd

Antes da tentativa de trégua, Rússia e Arábia Saudita ensaiaram uma guerra comercial, ampliando sua capacidade de produção

Estadão Conteúdo
plataforma de petróleo
   • Foto: Darrin Zammit Lupi/Agência Brasil
Compartilhar matéria

A Opep+ - aliança formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, como a Rússia - vai realizar uma teleconferência na segunda-feira (06) para debater proposta de cortar a produção coletiva do grupo em pelo menos 6 milhões de barris por dia (bpd).

O movimento é uma resposta, ainda que tardia, aos efeitos da pandemia de coronavírus no mercado da commodity, segundo fontes com conhecimento do assunto.

É bom lembrar que, antes da tentativa de trégua, Rússia e Arábia Saudita ensaiaram começar uma guerra comercial, ampliando sua capacidade de produção mesmo com a demanda enfraquecida e o mercado retraído.

Agora, os russos provavelmente não concordarão com a redução se os Estados Unidos não aceitarem participar da iniciativa, disseram as fontes.

A Opep+ está considerando a possibilidade de convidar produtores dos EUA e Canadá para a teleconferência da próxima semana, acrescentaram as fontes.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais