Pagamento de abono salarial em 2022 ocorrerá entre fevereiro e março; veja datas

Ministério do Trabalho divulgou calendário de pagamentos para inscritos no PIS, pela Caixa Econômica

João Pedro Malar, do CNN Brasil Business, em São Paulo
Ao todo, 23 milhões de brasileiros poderão receber o abonos salarial  • Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Compartilhar matéria

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou nesta segunda-feira (10) o calendário de pagamento do abono salarial para 2022. O benefício será pago entre os meses de fevereiro e março para inscritos no PIS/Pasep.

Ao todo, 23 milhões de brasileiros poderão receber o abono salarial, 22 milhões pelo PIS e 1 milhão pelo Pasep. Os benefícios que serão pagos totalizam R$ 21,82 bilhões.

Para ter direito ao pagamento, é necessário estar inscrito em um dos programas há pelo menos cinco anos, ter pelo menos um mês de atividade remunerada em 2020 e ter recebido no mínimo um mês de salário de até 2 salários mínimos no mesmo ano.

As datas para o pagamento e o valor que será pago poderão ser consultados no site do ministério a partir do dia 1º de fevereiro.

Segundo Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, a identificação dos habilitados para receber o abono passou a ser feita pelo ministério após recomendação de órgãos de controle, saindo da alçada da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Os pagamentos, porém, continuarão sob responsabilidade da Caixa – no caso do Programa de Integração Social (PIS) – e do Banco do Brasil – no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O pagamento deveria ocorrer entre o 2º semestre de 2021 e o 1º de 2022, mas o processo de ajuste desse processo levou a um “pequeno retardo”, segundo o ministro.

Com isso, os pagamentos serão feitos entre 8 de fevereiro e 31 de março, seguindo o mês de nascimento dos inscritos.

A única exceção é para trabalhadores de regiões de Minas Gerais e Bahia que foram afetadas pelas fortes chuvas desde dezembro. Nesse caso, cerca de 107 mil pessoas receberão o valor já no dia 8, independente do mês de nascimento.

Confira o calendário:

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, afirmou que a propensão de consumo do valor do abono salarial é de 100% já na semana de recebimento.

Segundo ele, o depósito do valor é feito via conta corrente ou poupança da Caixa, em conta digital via aplicativo. Para os que não conseguem abrir uma conta digital, é possível receber o valor suado o cartão do cidadão e a respectiva senha.

No caso do Pasep, o calendário de pagamento do abono salarial pelo Banco do Brasil começa a partir de 15 de fevereiro, terminando em 24 de março. A ordem segue o número final de inscrição no programa, com os de fim 0 e 1 recebendo em 15 de fevereiro, 2 e 3 em 17 e assim por diante.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais