CNN Brasil Money

Papel de "goleiro" é mais importante que nunca, diz Funchal sobre fiscal

CEO da Bradesco Asset apontou ao Capital Insights que neutralidade da reforma do IR será importante para reduzir incertezas

João Nakamura, da CNN, em São Paulo
Bruno Funchal, CEO do Bradesco Asset, em entrevista ao Capital Insights
Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset, em entrevista ao Capital Insights  • Reprodução: CNN Money
Compartilhar matéria

Nesta reta final do terceiro mandato de Lula, o governo realizar um "papel de goleiro", de proteger as contas públicas, "é mais importante do que nunca", segundo Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset.

O economista é o entrevistado do Capital Insights desta quinta-feira (24). O novo programa semanal de entrevistas é realizado pelo CNN Money e pela Broadcast/AE.

Com a proximidade das eleições, Funchal alerta para o risco de surgirem "muitas ideias criativas" que podem comprometer a organização financeira. Para ele, o governo deveria proteger esses recursos para garantir o crescimento econômico sustentável a médio e longo prazos.

O CEO da Bradesco Asset avalia que a volatilidade do momento é comparável à do período da pandemia da Covid-19.

Desse modo, aponta como importante para a estabilização do cenário a neutralidade fiscal da reforma do Imposto de Renda (IR), que prevê a isenção do tributo para quem recebe até R$ 5 mil. Ou seja, ela deve apresentar uma compensação a toda perda tributária que for gerada.

"Se passar da melhor forma possível pela reforma da renda, de forma que seja neutra de fato, eu acho que a gente entra num capítulo diferente em termo de redução de insegurança, de incerteza que tem no país", afirmou ao Capital Insights.

"Toda aquela incerteza de novembro foi ancorada na dúvida sobre a proposta do Imposto de Renda. Se passa só a desoneração, [...] o próprio modelo fica em cheque. Se consegue andar com essa proposta neutra, seria uma grande vitória", pontuou.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais