CNN Brasil Money

Perda de independência do Fed seria preocupante para o mundo, diz Lagarde

Comentários da presidente do Banco Central Europeu vêm após Trump ter tomado medidas para demitir a diretora do banco central americano

do Estadão Conteúdo
Presidente do BCE, Christine Lagarde, durante coletiva de imprensa, em Frankfurt, na Alemanha
Presidente do BCE, Christine Lagarde, durante coletiva de imprensa, em Frankfurt, na Alemanha  • 30/01/2025REUTERS/Kai Pfaffenbach
Compartilhar matéria

A presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, alertou que uma possível perda de independência do Fed (Federal Reserve) pode ter consequências graves tanto para os Estados Unidos quanto para a economia global.

"Seria muito preocupante se o presidente Donald Trump tivesse sucesso em seus esforços para assumir o controle do banco central dos Estados Unidos", disse Lagarde à rádio francesa Radio Classique nesta segunda-feira (1º).

Lagarde considerou que será difícil para Trump ter sucesso na tentativa de burlar a independência do Fed. "Precisaria garantir o controle da maioria dos tomadores de decisão do Fed", disse.

Mas, ponderou que se ele conseguisse, a independência do BC americano estaria em risco. "Teria sérias repercussões não apenas para os Estados Unidos, mas para toda a economia global, dado o papel central que os EUA desempenham", reforçou.

Os comentários de Lagarde vêm após Trump ter tomado medidas no mês passado para demitir a diretora do Fed, Lisa Cook - vista como parte de uma tentativa de controlar o conselho do Fed e pressionar o banco central a cortar os juros mais rapidamente.

Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais