Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Piauí aposta na transição energética para financiar industrialização, diz governador à CNN

    Para Rafael Fonteles (PT), estratégia é aproveitar crescente demanda de países desenvolvidos por uma matriz energética mais limpa

    Gabriel Garciada CNN

    Seguindo a tendência de outros estados do Nordeste brasileiro, o Piauí quer utilizar os investimentos estrangeiros na transição energética para financiar a industrialização.

    “Com a geração cada vez mais robusta de energia limpa, cada vez mais indústrias poderão ser atraídas nesse fenômeno da neoindustrialização, para garantir uma indústria inovadora, verde e que gera muito emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em entrevista à CNN.

    A estratégia é aproveitar a crescente demanda de países desenvolvidos por uma matriz energética mais limpa, incentivando a geração de energia renovável no Brasil.

    Dessa forma, o estado visa atrair investidores estrangeiros para financiar a construção de infraestrutura energética, impulsionando a industrialização e o desenvolvimento local.

    As declarações foram dadas no Investe Piauí Day, evento realizado em Brasília com o intuito de divulgar o potencial do estado e atrair investidores.

    Segundo Fonteles, o Piauí tem planos “ousados” para se tornar um grande hub na produção de hidrogênio verde.

    “O Piauí tem um projeto ousado de ser um grande hub de produção de hidrogênio verde, especialmente na região do Parnaí, onde temos uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, portanto, há incentivos tributários adicionais”, disse.

    Em agosto, foi sancionado o marco legal do hidrogênio, que, além de regulamentar a produção do setor, prevê incentivos fiscais, com o intuito de fomentar os investimentos na área.

    O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, utilizando energia limpa, sem gerar emissões de CO².

    Os principais interessados no produto são os europeus, diante da busca dos países do continente — principalmente a Alemanha — para se livrarem  da dependência do gás natural da Rússia.

    O Piauí já conta com um projeto que prevê a construção de três hubs de hidrogênio verde no estado. Até o momento, já foram investidos 2 bilhões de euros no setor. O estado prevê uma geração mínima de 10 mil empregos.

    Tópicos