PIB do Reino Unido recua 0,3% em agosto com queda na produção industrial

Com o resultado, estima-se que a economia esteja no mesmo nível de fevereiro de 2020, último mês de condições comerciais normais no país antes da pandemia

Fabrício Julião, do CNN Brasil Business, em São Paulo
Compartilhar matéria

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% em agosto, divulgou o Instituto Nacional de Estatísticas do país nesta quarta-feira (12). O índice mensal vinha de alta de 0,1% em julho, enquanto na comparação anual subiu 2,0%.

Com o resultado de agosto, o órgão britânico estima que o PIB do Reino Unido esteja no mesmo nível registrado antes de a Covid-19 atingir o país e se disseminar pelo território, em fevereiro de 2020.

A economia britânica encolheu no mês impulsionada pelo setor produtivo, que teve queda de 1,8% no período. Os serviços caíram 0,1%, enquanto a construção teve seu segundo aumento consecutivo, subindo 0,4%.

A produção industrial está 0,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, que o Instituto Nacional de Estatísticas britânico destaca como “o último mês de condições comerciais normais antes da pandemia”.

Segundo o órgão britânico, a queda mensal no setor resultou de um recuo em três segmentos: indústria extrativa (-8,2%), indústria transformadora (-1,6%) e eletricidade e gás (-0,6%). Em contrapartida, o abastecimento de água e esgoto permaneceu estável em 0,0%.

A manufatura foi a principal responsável pelo recuo da produção. Ela teve 8 dos 13 subsetores em encolhimento desde julho, com destaque para a fabricação de produtos farmacêuticos básicos (-6,0%), fabricação de equipamentos de transporte (-3,0%) e manufatura de metais básicos (-2,8%).

Em relação aos equipamentos de transporte, a fabricação de veículos automotores, reboques e semirreboques responde pela maior parte da queda, com retração de 6,2%. Já a fabricação de ferro e aço básico foi o principal impulsionador da queda na fabricação de metais básicos e produtos de metal, com recuo de 16,9% no mês.

Também entre os principais destaques negativos do índice de agosto está a mineração, o segundo maior contribuinte para o encolhimento da economia, caindo 8,2%. O recuo foi "totalmente impulsionado" pela extração de petróleo bruto e gás natural, que diminuiu 10,6% no mês.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais