Plano de contingência será entregue ao Planalto ainda hoje, diz Haddad
Anúncio das medidas, no entanto, dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por definir o que sairá do papel
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (6) que o plano de contingência do governo federal para auxiliar os empresários mais afetados pelo tarifaço de Donald Trump será entregue pela equipe econômica ao Planalto ainda hoje.
A sobretaxa de 50% entrou em vigor nesta quarta-feira.
O anúncio das medidas, no entanto, dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele será o responsável por definir o que sairá do papel.
Segundo Haddad, o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) elabora um relatório detalhado “empresa por empresa”, com uma análise setorial dos danos.
‘Vamos ter uma plano muito detalhado para atender, sobretudo, para os pequenos empresários, que não tem alternativas aos Estados Unidos”, disse o ministro.
Haddad explica que o pacote, provavelmente, será enviado na forma de uma Medida Provisória (MP).
Na última terça-feira (5), Lula, Haddad e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se reuniram no Planalto por cerca de 2 horas para tratar dos detalhes finais do plano
Como noticiado pela CNN, entre as medidas estudadas, estão um programa de proteção ao trabalhador, linhas de crédito e até compras governamentais de setores alimentícios mais afetados.


