PMI composto da zona do euro sobe a 52,3 em fevereiro, diz S&P Global em prévia
Apenas o PMI de serviços da zona do euro avançou de 50,8 para 53 no mesmo período, tocando o maior patamar em oito meses


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 50,3 em janeiro para 52,3 em fevereiro, atingindo o maior nível em nove meses, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (21) pela S&P Global.
Apenas o PMI de serviços da zona do euro avançou de 50,8 para 53 no mesmo período, tocando o maior patamar em oito meses. Por outro lado, o PMI industrial do bloco caiu de 48,8 em janeiro para 48,5 em fevereiro.
Vale ressaltar que leituras acima de 50 indicam expansão e resultados abaixo dessa marca sinalizam contração.
Também nesta terça-feira (21) foram divulgados outros PMIs, como de Reino Unido e Japão. O índice de gerentes de compras composto dos britânicos subiu de 48,5 em janeiro para 53 em fevereiro, atingindo o maior nível em oito meses.
Já em relação ao Japão, o PMI industrial caiu de 48,9 em janeiro para 47,4 na leitura prévia de fevereiro, resultado que indica que houve contração na atividade da manufatura. O PMI de serviços, por sua vez, subiu de 52,3 a 53,6 na mesma base comparativa.