Postos de autoatendimento começam a operar em pedágios de SP nesta terça (10)
No total, 54 cabines serão instaladas durantes os próximos meses como parte dos planos do grupo CCR de eliminar o uso do dinheiro até 2026
Postos de autoatendimento entram em operação nas rodovias Anhanguera-Bandeirantes e Castelo Branco nesta terça-feira (10). O sistema será uma alternativa para motoristas realizarem o pagamento sem a necessidade de atendente.
Os ATMs (da sigla em inglês, Máquinas de Atendimento Automático) vão estar disponíveis na Anhanguera-Bandeirantes, na altura de Campo Limpo, e na Castelo Branco (SP-280), na altura do município de Quadra (km 158). Os trechos estão sob concessão d do Grupo CCR.
Ainda haverá cabines manuais em funcionamento. Na fase inicial da implementação as cabines com ATM atenderão somente veículos leves.
Nos próximos meses, a CCR irá implementar a tecnologia ATM em outros postos de pedágio das rodovias paulistas.
Serão instaladas em 54 cabines, sendo 32 nas vias da CCR AutoBAn, responsável pela Anhanguera-Bandeirantes, e 22 na CCR SPVias, responsável pela Raposo Tavares e Castelo Branco.
O grupo CCR pretende eliminar o uso do dinheiro nas praças de pedágio até 2026.
Segundo a empresa, a instalação dos postos de autoatendimento são uma resposta à mudança nas formas de pagamento usadas.
Até julho, os meios eletrônicos de pagamento representam cerca de 85% das transações. Já os pagamentos em dinheiro corresponderam por 13,17% do total.
Rodovias federais da companhia já contam com 61 cabines ATM. São 24 em operação na CCR ViaSul (RS), 17 na CCR RioSP, 16 CCR ViaCosteira (SC), e quatro CCR ViaLagos (RJ).
De acordo com o Grupo CCR, as transações por autoatendimento nesses locais representam 35% das passagens em pistas manuais.