Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do Paraguai vem ao Brasil para reunião com Lula sobre Itaipu

    Esse pode ser o primeiro evento com a participação de Lula fora do Palácio da Alvorada, desde que fez a cirurgia no quadril

    Parceria com o Brasil completa 50 anos neste ano
    Parceria com o Brasil completa 50 anos neste ano André Violatti/Ato Press/Estadão Conteúdo

    Leonardo Ribbeiroda CNN Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar na próxima quinta-feira (26) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. A reunião está prevista para ocorrer às 10h. O local ainda não está definido.

    Esse pode ser o primeiro evento externo com a participação de Lula depois que fez a cirurgia no quadril. Desde que foi operado, em 29 de setembro, o presidente não saiu do Palácio da Alvorada, de onde começou a receber auxiliares e fazer reuniões por vídeo.

    O encontro da semana que vem marcará o início das tratativas para revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. “Também realizaremos reunião do Conselho de Administração. No geral, todos aspectos financeiros do acordo entre Brasil e Paraguai começarão a ser analisados”, explicou Enio Verri, diretor-geral da margem brasileira da Itaipu Binacional.

    A parceria com o Brasil completa 50 anos neste ano. O acordo passará por revisão de termos, diante do pagamento das dívidas relativas à construção da usina hidrelétrica.

    Em maio, em visita ao Brasil, Santiago Peña disse ser favorável a mudanças no tratado com vista a gerar emprego e solucionar problemas sociais dos dois países.“Não é com uma política rentista, vendendo energia. Mas utilizando a energia. Paraguai tem o desafio de utilizar a energia. Itaipu pode ser uma fonte de desenvolvimento”, disse.

    Veja também – Haddad diz que possível vitória de Milei na Argentina preocupa o Brasil