"Prevaleceu uma escolha de bom senso", diz Meirelles à CNN sobre Ilan no BID

Melhor ainda que se dê num contexto de tentativas mal sucedidas de partidarizar processo, diz Meirelles sobre Ilan no BID

Do CNN Brasil Business
Compartilhar matéria

O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a escolha do economista Ilan Goldfajn na presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciada neste domingo (20) pela instituição.

"É um momento importante para o Brasil e para a América Latina, pois prevaleceu uma escolha de bom senso", disse em entrevista à CNN. É a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.

"É melhor ainda que isso se dê num contexto de tentativas não tão bem sucedidas de tentar partidarizar o processo. O BID está acima do processo partidário e ideológico", disse ele, se referindo à tentativa do governo eleito de vetar a indicação de Ilan.

Goldfajn foi eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio, segundo a analista de economia da CNN Raquel Landim. Ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer, o economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro.

"Vejo o Brasil sendo favorecido com a decisão no sentido de ter um brasileiro como presidente do banco e no sentido de ter uma pessoa técnica, capaz e fazendo uma gestão como se espera hoje no BID, que passou por um período conturbado", disse Meirelles, se referindo à quebra de tradição na indicação de um latino-americano para chefiar a instituição, quando o então presidente dos EUA Donald Trump nomeou um americano para o cargo. "O banco não cumpriu por causa disso a sua missão na America Latina", disse Meirelles.

Veja a entrevista completa no vídeo acima.

*Produzido por Thiago Felix, da CNN, em São Paulo / publicado por Ligia Tuon

Acompanhe Economia nas Redes Sociais