Políticos e instituições repercutem eleição de Ilan Goldfajn para o BID
Essa é a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina
Diversas instituições e políticos brasileiros usaram suas redes sociais neste domingo (20) para repercutir a eleição do economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Ministério da Economia postou: “Pela primeira vez na história, o BID será presidido por um brasileiro. Ilan Goldfajn acaba de ser eleito com 80% dos votos.”
O ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP), celebrou a vitória. Ele relembrou que essa é a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.
“Pela primeira vez na história, o presidente do BID é brasileiro! Ilan Goldfajn foi eleito hoje para o comando do Banco. Parabéns ao novo presidente e também aos ministros Paulo Guedes e Carlos França pelo excelente trabalho de articulação para essa grande realização para o Brasil”, escreveu.
Goldfajn foi eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio. Ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer, o economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também comentou a eleição e reforçou “a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da região”.
“Pela primeira vez, o BID terá um brasileiro no seu comando. Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região”.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também felicitou o escolhido. “Parabéns ao economista Ilan Goldfajn pela vitória na eleição para presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com 80% dos votos. Técnico e preparado, ele será o primeiro brasileiro a presidir a instituição”, declarou o parlamentar.
O perfis do Banco Mundial Brasil também parabenizaram o economista.
“Parabéns a Ilan Goldfajn, eleito presidente do BID. Esperamos continuar nosso trabalho juntos para fortalecer as perspectivas econômicas da América Latina e do Caribe”.
Carlos Felipe Jaramillo, vice-presidente do Banco Mundial para a região da América Latina e Caribe, disse esperar que haja continuidade do trabalho realizado para fortalecer a região.
“Parabéns a Ilan Goldfajn por sua eleição como Presidente do @el_IDB. Esperamos continuar nosso trabalho conjunto para fortalecer as perspectivas econômicas da América Latina e do Caribe”, escreveu.