Produção industrial da Alemanha cai em junho a menor nível desde a pandemia
Queda ocorre em meio ao enfraquecimento da demanda externa e aumento da concorrência da China, enquanto as exportações aumentaram mais do que o esperado

A produção industrial da Alemanha caiu em junho para seu nível mais baixo desde a pandemia de 2020, ampliando as quedas do ano passado em meio ao enfraquecimento da demanda externa e ao aumento da concorrência da China, enquanto as exportações aumentaram mais do que o esperado, mostraram dados nesta quinta-feira (7).
A produção industrial caiu 1,9% em junho sobre o mês anterior, disse o escritório federal de estatísticas, contra expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de recuo de 0,5%.
A produção atingiu seu ponto mais baixo desde maio de 2020, quando a pandemia desencadeou uma forte contração, acrescentou o escritório.
Uma comparação de três meses mostrou declínio de 1% na produção no segundo trimestre, marcando um retorno aos níveis vistos pela última vez no primeiro semestre de 2020.
Anteriormente, parecia que a produção industrial alemã estava se recuperando este ano após uma queda acentuada em 2024, mas os novos dados mostram que a tendência de queda continuou em 2025, disse Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics.
"As perspectivas de médio prazo para a indústria alemã continuam ruins, já que o crescimento fraco tanto na Europa quanto na China e a crescente concorrência dos produtores chineses provavelmente pesarão sobre a demanda por produtos industriais alemães", acrescentou Palmas.
O escritório de estatísticas também revisou os dados de maio para uma queda de 0,1% em relação ao mês anterior, em comparação com aumento de 1,2% informado antes.
O escritório atribuiu a revisão às correções dos estabelecimentos do setor automotivo.
A produção caiu 1% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, o que significa que o setor subtraiu cerca de 0,3% do PIB no último trimestre, disse Palmas.