Programa de crédito para MEIs e Simples chega a 100 mil empréstimos, diz França
Lançado em outubro deste ano, iniciativa oferece empréstimos com condições de juros diferenciadas a pequenos empreendedores
O programa de crédito para pequenos empreendedores que faturam até R$ 360 mil já teve mais de 100 mil adesões de usuários do Simples e microempreendedores individuais (MEIs), afirmou Márcio França, ministro do Empreendedorismo, à CNN.
Lançado em outubro deste ano, o Programa Acredita oferece empréstimos com condições de juros diferenciadas a pequenos empreendedores. A linha conta com taxas que podem chegar a mais de 50% a menos que as praticadas pelo mercado.
“Se levar em consideração que é a primeira vez que é feito um programa voltado até quem ganha R$ 360 mil, os resultados são satisfatórios. Mas, considerando que dos 19 milhões de CNPJs no Brasil, 99% são parte do Simples e MEIs, então, ainda falta muito”, afirma o ministro.
Segundo França, a comunicação para atingir o público-alvo do programa é a principal dificuldade para impulsionar o projeto.
“A linha de crédito oferece um período de carência de seis meses e 5% de juros mais Selic, e devem pensar ‘esse empréstimo não é para mim’, por ser algo novo que nunca foi feito antes.”