Programa de financiamento do governo incentiva o turismo e beneficia o setor aéreo

Conheça Brasil: Realiza vai oferecer um crédito de financiamento de pacotes de viagem e passagens aéreas de até R$ 20 mil

Débora Oliveira, da CNN, São Paulo
Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro
Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro  • REUTERS/Pilar Olivares
Compartilhar matéria

O governo federal apresentou nesta semana o programa Conheça Brasil: Realiza, com a proposta de incentivar e popularizar o turismo no Brasil.

O novo programa vai oferecer um crédito de financiamento de pacotes de viagem e passagens aéreas de até R$ 20 mil, que poderá ser pago em até 60 parcelas mensais, com taxas de juros a 1,79% ao mês.

Mas para ter acesso ao crédito, é preciso ser correntista do Banco do Brasil.

O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura da 50ª edição da ABAV Expo, no Rio, que afirmou que o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo será apresentado ao presidente Lula nos próximos dias, com perspectivas para o setor nos próximos cinco anos.

A iniciativa visa beneficiar passageiros e o setor aéreo, que registrou um recorde em agosto ao somar 8,2 milhões de clientes. Este é o melhor mês desde 2000, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou o levantamento.

O resultado também é 4,34% maior do que o contabilizado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. No acumulado de 2023, a quantidade de viajantes no mercado doméstico de aviação chegou a 60,5 milhões, uma alta de 14,1% na comparação com os oito primeiros meses de 2022.

Os números mostram que, mesmo com as passagens mais caras, a demanda foi retomada e o setor está novamente aquecido, e a chegada dos programas Voa Brasil e do Conheça Brasil: Realiza neste momento é vista como uma medida adicional para a expansão das atividades.

Mas os principais vetores de crescimento das companhias aéreas ainda são o desempenho corporativo e a sazonalidade, como por exemplo o final do ano, que sempre coincide com períodos de férias e tem uma alta demanda por passagens.

Para especialistas de investimentos que acompanham de perto as ações da Azul e da Gol na B3, ainda não dá para saber quanto esses programas anunciados vão impactar no setor aéreo, mas as medidas foram bem recebidas pelo mercado e em termos de resultados operacionais e financeiros, 2023 tende a ser um ano melhor para as áreas.

Veja também: Governo priorizará investimentos em infraestrutura caso haja contingenciamento, diz ministro à CNN

Acompanhe Economia nas Redes Sociais