Programa de passagens a R$ 200 começa no 2º semestre com foco em aposentados de baixa renda

Primeiro estágio do programa vai ter como foco atender aposentados que recebam até dois salários mínimos e que não tenham voado nos últimos doze meses

Danilo Moliterno, da CNN, São Paulo
Movimentação de aviões no Aeroporto de Congonhas em São Paulo (SP)
Movimentação de aviões no Aeroporto de Congonhas em São Paulo (SP).  • Renato S. Cerqueira/ Agência Estado
Compartilhar matéria

O programa do governo federal que oferecerá passagens aéreas com valores promocionais, de até R$ 200, tem previsão de início para o segundo semestre — informou o Ministério de Portos e Aeroportos à CNN.

Nomeada "Programa Voa Brasil", a medida está em fase de elaboração pela pasta comandada por Márcio França.

O primeiro estágio do programa terá como foco atender aposentados que recebam até dois salários mínimos e que não tenham voado nos últimos doze meses.

As passagens serão oferecidas por valores promocionais em horários e datas definidos pelas companhias aéreas, segundo a pasta.

A ideia do programa é diminuir assentos ociosos nas aeronaves. Com isso, na tese do ministério, outras passagens também seriam barateadas.

Atualmente a ociosidade em voos ronda a casa dos 20% no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em abril de 2023, o dado ficou em 22,4%.

A expectativa é que o programa também atenda estudantes e servidores públicos na sequência. França estimou em março que o programa permitirá emitir 12 milhões de passagens anualmente.

Preço das passagens e QAV

O ministério defende que o objetivo do programa é democratizar o uso do modal aéreo no país.

Em outra das tratativas para tornar as passagens mais acessíveis, o governo vem negociando com a Petrobrás soluções para diminuir o preço do Querosene de Aviação (QAV).

A pasta confirmou à CNN quem mantém contato permanente com "órgãos competentes", a fim de encontrar soluções para a redução dos preços do combustível. Mas destacou que a política para combustíveis cabe à Petrobras.

Em 2023, o preço do QAV comercializado pela Petrobras tem redução acumulada de 35%.

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais