Resultado do PIB mostra sinal concreto de bom ritmo de crescimento, diz Durigan
Brasil retomou o crescimento no início de 2024 com expansão de 0,8% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, em um resultado impulsionado pelo consumo das famílias e pelos investimentos
O secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira (4) que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a agenda de reformas econômicas promovida pelo governo desde o ano passado “tem dado certo”.
O Brasil retomou o crescimento no início de 2024 com expansão de 0,8% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, em um resultado impulsionado pelo consumo das famílias e pelos investimentos, e, do lado da produção, por serviços e agropecuária.
O resultado do PIB no primeiro trimestre representa uma recuperação depois de queda de 0,1% no quarto trimestre.
“Mais um sinal concreto que a gente vem se desenvolvendo num bom ritmo. O número do PIB me parece bastante satisfatório, em especial nos detalhes como indústria da transformação e investimento.
[…] Isso mostra movimento estrutural de formação bruta de capital fixo e sustentabilidade de crescimento nos próximos anos”, disse Durigan.
Em coletiva de imprensa para divulgar a medida de compensação da desoneração da folha de pagamento, o secretário disse ainda que a situação do Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes em todo o estado, preocupa em especial do ponto de vista da arrecadação em maio e junho.
Mas as medidas de apoio para a região podem mostrar uma recuperação do estado no segundo semestre.
“Comemoro o resultado do PIB que está mostrando que seguimos acima da média da perspectiva, surpreendendo na direção correta. Está em linha com o que apresentamos no bimestral que apresentamos há alguns dias.
Temos mostrado resultado primário acima do projetado pelo mercado, de fato abaixo do projetado pela Fazenda, mas ainda em linha”, disse na ocasião.