Ryanair afirma que pode aumentar preço de passagens e cancelar voos por falta de aviões
Tarifas aéreas poderiam subir até 10% pelo atraso, afirma CEO da companhia
A Ryanair pode ser forçada a reduzir voos e aumentar as tarifas na temporada de verão deste ano porque a Boeing, em crise, não consegue entregar os aviões prometidos.
Michael O’Leary, CEO da maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, disse durante uma coletiva de imprensa amplamente divulgada na sexta-feira que as tarifas aéreas poderiam subir até 10% em parte devido aos atrasos nas entregas de aeronaves.
A Boeing foi atingida por novas preocupações com segurança e qualidade desde o início de janeiro, quando um pedaço da fuselagem de um 737 Max 9, operado pela Alaska Airlines, se soltou durante o voo. Mais problemas surgiram com alguns 737 desde então, interrompendo o cronograma de produção da Boeing. A empresa também adiou a certificação de duas novas versões do jato.
Até recentemente, a Ryanair esperava receber da Boeing 57 aviões Max 8-200 até o final de abril, informou a Reuters, citando O’Leary. Na sexta-feira, o CEO disse que estava “bastante certo” de que a companhia aérea receberia entre 30 e 40 aeronaves, mas “muito menos confiante” em obter entre 45 e 50.
“Realmente não sabemos quantas aeronaves vamos receber da Boeing”, disse ele, de acordo com a Reuters.
Um porta-voz da Ryanair disse à CNN que os relatos da coletiva de imprensa de O’Leary eram precisos e que a empresa não tinha mais nada a acrescentar neste momento.
Se apenas 40 aeronaves forem entregues, a Ryanair pode ter que “anunciar alguns cortes mínimos na programação” até o final de março, disse O’Leary. Isso poderia elevar as tarifas aéreas entre 5% e 10% neste ano.
A demanda por viagens internacionais se recuperou fortemente no ano passado, fazendo com que as tarifas aéreas disparassem em todo o mundo. As ações da Ryanair listadas na Irlanda subiram 69% desde o início de 2023.
“É inadmissível. A Boeing vai tentar alegar que é admissível. Acho que conseguiremos alguma compensação modesta da Boeing”, disse O’Leary. “No momento, nosso foco é obter os malditos aviões.”
Um porta-voz da Boeing (BA) disse que a empresa estava comunicando com os clientes sobre mudanças em seu cronograma de entregas. “Estamos levando o tempo necessário para garantir que cada avião que entregamos seja de alta qualidade e atenda a todos os requisitos dos clientes e regulatórios.”
“Lamentamos profundamente o impacto que isso está causando em nosso valioso cliente Ryanair. Estamos trabalhando para abordar suas preocupações e agindo em um plano abrangente para fortalecer a qualidade e o desempenho das entregas do 737.”
Os comentários de O’Leary vêm quase um mês depois de ele expressar “muita confiança” na liderança da Boeing. Ele elogiou os esforços de David Calhoun e Brian West, CEO e diretor financeiro da Boeing, respectivamente, para reerguer a empresa. “Acho que a segurança é a palavra de ordem deles número um”, disse ele em um vídeo postado no site da Ryanair.