Se descumprir meta fiscal, presidente terá de se explicar ao Congresso Nacional

Projeto também prevê reunião semestral do Banco Central para avaliar contas públicas

Fernando Nakagawa, da CNN, em São Paulo
projeto diz ainda que o não cumprimento da meta de superávit primário “não configura infração a esta Lei Complementar”  • Arquivo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

A proposta da nova regra fiscal prevê um novo mecanismo em caso de descumprimento da meta. Segundo o projeto, o presidente da República terá de se explicar ao Congresso Nacional se o governo não conseguir entregar a meta para o saldo das contas públicas – o chamado superávit primário.

Segundo a proposta, em caso de descumprimento, o presidente terá de enviar ao Congresso Nacional uma mensagem com os motivos desse descumprimento e o que poderá fazer para tentar corrigir o rumo das contas públicas. O documento terá de ser entregue até o dia 31 de maio do ano seguinte ao descumprimento da meta.

O projeto diz ainda que o não cumprimento da meta de superávit primário “não configura infração a esta Lei Complementar”.

Outra novidade prevista no projeto é a realização de reuniões semestrais entre o Congresso Nacional e o Banco Central para tratar do tema. Segundo o texto, a cada semestre o BC deverá apresentar “em reunião conjunta das comissões temáticas pertinentes do Congresso a avaliação do cumprimento dos objetivos e das metas das políticas monetária, creditícia e cambial”.

O encontro, segundo o texto, servirá para “evidenciar o impacto e o custo fiscal de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços”.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais