CNN Brasil Money

Senado cria Frente Parlamentar em Defesa das Terras Raras

Instalação acontece no momento em que a Câmara dos Deputados analisa, em regime de urgência, a Política Nacional de Minerais Críticos

Gabriel Garcia, da CNN, em Brasília
Funcionário trabalha em local de exploração de terras raras no condado de Nancheng, província de Jiangxi, na China
Funcionário trabalha em local de exploração de terras raras no condado de Nancheng, província de Jiangxi, na China  • 14/03/2012 REUTERS/Stringer
Compartilhar matéria

O Senado Federal instalou, na última quarta-feira (1º), a Frente Parlamentar em Defesa das Terras Raras brasileiras. O presidente da frente será o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), autor da proposta de criação do grupo.

A frente será composta por 16 titulares e tem como objetivo promover o debate sobre a exploração das terras raras no Brasil, além de discutir seu papel no desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

Outro tema que deve ser tratado pelo grupo é a questão dos licenciamentos ambientais. A intenção é que os senadores atuem junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para agilizar os processos de licenciamento.

Para as mineradoras, acelerar o processo de licenciamento é um dos principais pleitos.

Devido à fragilidade das estruturas dos órgãos ambientais, é comum que o licenciamento se arraste por anos, com a imposição sucessiva de novas condicionantes. Na prática, as mineradoras alegam que muitos gestores públicos acabam postergando decisões por receio de serem responsabilizados no futuro.

A instalação acontece no momento em que a Câmara dos Deputados analisa, em regime de urgência, a Política Nacional de Minerais Críticos.

A movimentação ocorre em meio a uma corrida global por minerais críticos – insumos essenciais para a produção de baterias, semicondutores e tecnologias de ponta.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais