Sentimento de investidor alemão melhora diante expectativas de queda nos preços
Gargalos de oferta têm pesado sobre a produção industrial do país
O sentimento do investidor na Alemanha melhorou inesperadamente em novembro diante das expectativas de que as pressões de preços vão diminuir no início do próximo ano e de que o crescimento vai acelerar na maior economia da Europa, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira (9).
O instituto de pesquisa econômica ZEW informou que seu índice de sentimento econômico subiu a 31,7 de 22,3 pontos em outubro. Pesquisa da Reuters projetava queda a 20,0.
“Especialistas do mercado financeiro estão mais otimistas com os próximos seis meses”, disse em comunicado o presidente do ZEW, Achim Wambach.
A queda no subíndice de condições atuais para 12,5 de 21,6 – contra expectativa de 18,0 – mostrou que os investidores esperam que os gargalos de oferta e as pressões inflacionárias vão segurar a economia no trimestre atual, disse ele.
“Para o primeiro trimestre de 2022, eles esperam que o crescimento vai acelerar de novo e que a inflação vai cair tanto na Alemanha quanto na zona do euro”, completou Wambach.
Gargalos de oferta têm pesado sobre a produção industrial na Alemanha. As exportações caíram pelo segundo mês seguido em setembro.