Sergio Vale: Ainda vamos ver o impacto da alta de juros ao longo deste ano
Especialista CNN em economia falou sobre comportamento menos agressivo do Banco Central para 2023
A taxa Selic atingiu 10,75% nesta semana e a tendência é que ela continue aumentando ao longo de 2022. Com um cenário econômico difícil, o Banco Central já está pensando em 2023 para tentar diminuir a taxa de juros.
O Especialista CNN em economia Sergio Vale comentou, nesta sexta-feira (4), sobre como deve ser a perspectiva para o próximo ano.
De acordo com Vale, o aumento da Selic não foi uma surpresa. “O mercado esperava o que o Banco Central sinalizaria para frente. A expectativa é que a gente continuaria tendo alta nas próximas reuniões, mas havia dúvida sobre a velocidade, e o BC sinalizou que vai diminuir”, disse.
De acordo com o especialista, o resultado deve ser próximo do que o mercado espera, mas a sinalização por trás disso é que o Banco Central percebeu que a inflação e a meta de 3,5% não vai ser atingida neste ano.
“Ao longo desse ano, ainda vamos ver o impacto da alta de juros. O cenário não muda, o crescimento vai ser fraco”, afirmou.
Segundo Vale, o tom do comunicado do BC traz sinalizações importantes. “Isso faz com que a gente tenha um efeito bem menor na atividade do que se Banco Central seguisse um caminho mais agressivo, como ele estava sinalizando desde o final do ano passado”, finalizou.
Veja mais no vídeo acima.