Sergio Vale: Devemos ter inflação alta em 2022 e crescimento baixo em 2023

Especialista CNN em economia falou sobre a alta na inflação e como o cenário econômico pode ser motivo de preocupação para o governo Bolsonaro durante as eleições

Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Segundo a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3), 96% dos brasileiros consideram que os preços dos produtos estão mais altos. O Especialista CNN em economia Sergio Vale falou sobre a inflação e como ela pode afetar as eleições deste ano.

Vale afirmou que já estamos no segundo ano de inflação elevada. "Em 2021, a inflação foi de 10% e, agora, na metade do ano, ela já está em 12%. Isso corrói a renda da população, especialmente a mais pobre."

De acordo com o Especialista CNN, a inflação deve seguir alta até o período das eleições, aliada à alta taxa de desemprego. "Os indicadores são motivo suficiente para o governo Bolsonaro se preocupar", avaliou.

"Devemos ter inflação esse ano e crescimento mais baixo no ano que vem."

Vale disse também que é provável que vejamos o PIB começar a cair no quarto trimestre do ano.

"Devemos ver um crescimento de cerca de 1% em 2022. É um número medíocre, mas não temos condições para sair desse cenário por enquanto", afirmou.

Veja mais no vídeo acima.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais