CNN Brasil Money

Tarcísio menciona impacto de até 2,7% no PIB de SP com tarifa dos EUA

Tarcísio afirmou ainda estar preocupado tanto com as pequenas empresas quanto com as grandes que operam no Estado

Ana Paula Machado, do Estadão Conteúdo
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo  • 01/07/2025 - Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Compartilhar matéria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste sábado (26) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado pode ser afetado negativamente entre 0,3% e 2,7% com a tarifa de 50% prometida pelos Estados Unidos contra os produtos do Brasil. A declaração foi feita na Expert XP 2025, em São Paulo. "A gente tem feito muitas simulações e o efeito pode ser muito severo de fato", afirmou.

Além do impacto no PIB, Tarcísio mencionou a possibilidade de 44 mil a 120 mil empregos a menos no Estado, e de uma perda de R$ 3 bilhões a R$ 7 bilhões na massa salarial.

Tarcísio afirmou ainda estar preocupado tanto com as pequenas empresas quanto com as grandes que operam no Estado. Ele citou o caso da Caterpillar, que tem fábrica em Piracicaba.

Mencionou também a Embraer. "Ela manda aos EUA os aviões executivos que são fabricados em Gavião Peixoto, manda os aviões da aviação comercial que são fabricados em São José dos Campos, e a gente está falando de impor um ônus significativo à empresa", disse.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais