CNN Brasil Money

Tarifas de Trump: quais países já fecharam acordo com os EUA

Parceiros históricos, como Japão e Reino Unido, alcançaram entendimentos com Trump

Gabriel Garcia, da CNN, Brasília
Presidente dos EUA, Donald Trump, apresenta suas tarifas na Casa Branca, em Washington
Presidente dos EUA, Donald Trump, apresenta suas tarifas na Casa Branca, em Washington  • 02/04/2025 REUTERS/Carlos Barria
Compartilhar matéria

Faltando nove dias para a tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros entrar em vigor, a diplomacia do Brasil ainda alega dificuldades para encontrar um canal oficial e negociar com os Estados Unidos.

Alguns países que também foram ameaçados com as tarifas, no entanto, se mobilizaram rapidamente e fecharam acordos com o presidente Donald Trump.

O Japão foi o último a fechar acerto com os norte-americanos, nesta terça-feira (22).

Tóquio, um parceiro fundamental de Washington no cenário pós-Segunda Guerra Mundial, acordou que as tarifas de importação sobre produtos japoneses ficarão em 15%. Sem o acordo, a alíquota ficaria em 25%.

Além disso, o Japão se comprometeu a investir US$ 550 bilhões nos Estados Unidos, segundo Trump.

Também esta terça, Indonésia e Filipinas anunciaram entendimentos comerciais com os norte-americanos.

No caso da Indonésia, o país asiático reduzirá para zero as tarifas em mais de 99% de seu comércio com os Estados Unidos, e também eliminará todas as barreiras não tarifárias para produtos norte-americanos em um acordo que reduz as tarifas dos EUA de 32% para 19%.

Já o acordo com as Filipinas prevê uma tarifa de 19% sobre produtos filipinos exportados aos EUA, enquanto os EUA não pagarão tarifas.

Antes, outros parceiros fundamentais dos EUA também chegaram a entendimentos. O primeiro deles foi o Reino Unido, parceiro histórico dos EUA, que fechou um acordo ainda em maio.

O acerto reduz as tarifas de importação americanas para os setores automotivo e aeroespacial britânicos. Ele também abre uma cota para que até 100 mil carros britânicos ingressem nos EUA pagando uma alíquota reduzida de 10%. Qualquer carro que ultrapasse essa cota será taxado em 27,5%.

Os 100 mil veículos, no entanto, correspondem exatamente ao número exportado pelo Reino Unido aos Estados Unidos em 2024.

A tarifa de 10% anunciada em abril foi mantida sobre a importação de produtos britânicos.

Em julho, Trump anunciou que os Estados Unidos chegaram a um acordo comercial com o Vietnã.

Pelo acerto, os EUA aplicarão uma tarifa de 20% sobre as exportações vietnamitas ao país. Sem o acordo, as tarifas sobre produtos vietnamitas deveriam subir para, no mínimo, 46%, conforme as medidas anunciadas por Trump em abril.

O Vietnã é um importante parceiro comercial dos EUA e foi a sexta maior fonte de importações americanas em 2024.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais