Taxa de desemprego dos EUA cai para 3,6% em março, nível mais baixo na pandemia
Relatório Payroll indicou geração de 431 mil vagas no mês, valor menor que o esperado pelo mercado
A economia dos Estados Unidos adicionou 431.000 empregos em março, levando a taxa de desemprego para uma nova baixa na pandemia, de 3,6%, informou o Centro de Estatísticas Laborais nesta sexta-feira (1º). É o menor valor desde fevereiro de 2020, quando atingiu 3,8%.
Os ganhos de emprego foram menores do que os economistas esperavam, mas ainda representaram um forte primeiro trimestre para o mercado de trabalho dos Estados Unidos.
O dado de fevereiro foi revisado para cima para mostrar criação de 750 mil postos de trabalho em vez dos 678 mil informados antes.
A economia está agora a apenas 1,6 milhão de empregos abaixo de onde estava em fevereiro de 2020, antes da pandemia.
Várias medidas do mercado de trabalho já estão próximas dos níveis pré-Covid-19. Isso inclui o número total de desempregados, que caiu para 6 milhões em março, bem como o número de desempregados permanentes, que caiu para 1,4 milhão.
À medida que a situação está se normalizando e os trabalhadores retornam aos escritórios, o número de pessoas trabalhando remotamente por causa da pandemia também diminuiu, caindo para 10% em março, de 13% em fevereiro.
Já o valor médio dos salários voltou a acelerar, o que deixa o Federal Reserve em posição de elevar os juros em 0,5 ponto percentual na reunião de maio.
Com informações da Reuters