Temos mais “terreno a cobrir” no combate à inflação, diz presidente do BCE

Banco Central Europeu precisa ficar "extremamente atento" a fatores que podem alimentar ainda mais o índice inflacionário, como crescimento salarial, aponta Lagarde

Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (10) que a instituição tem agido de forma decisiva para combater a inflação na zona do euro, mas ainda tem "mais terreno a cobrir" para trazê-la de volta à meta oficial de 2% no médio prazo.

Em entrevista ao jornal japonês Nikkei, Lagarde disse haver fatores que podem induzir "significativos" riscos de alta para a perspectiva da inflação.

"Ainda estamos em uma situação onde a incerteza sobre a trajetória da inflação é alta, então precisamos ficar extremamente atentos a esses riscos em potencial", disse Lagarde na entrevista, que foi reproduzida no site do BCE.

Sobre perspectiva econômica, Lagarde afirmou que o BCE não prevê recessão na zona do euro este ano, em seu cenário básico, e que o bloco está numa posição mais favorável do que há seis meses.

Salários e inflação

O Banco Central Europeu precisa ficar "extremamente atento" a fatores que podem alimentar ainda mais a inflação, como o crescimento salarial, destaca a presidente do BCE na entrevista desta quarta-feira.

"(O BCE deve) ficar extremamente atento a esses riscos potenciais... em particular, em relação a aumentos salariais em vários países europeus", disse Lagarde.

 

*Com informações da Reuters

Acompanhe Economia nas Redes Sociais