CNN Brasil Money

Trump ameaça aumentar tarifas à Espanha por gastos com defesa da OTAN

Presidente disse estar insatisfeito com recusa do país em aumentar gastos no setor para 5%

Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista coletiva na reunião de cúpula da Otan em Haia, na Holanda  • 25/06/2025 REUTERS/Piroschka Van De Wouw
Compartilhar matéria

O presidente Donald Trump ameaçou na terça-feira (14) impor penalidades comerciais, incluindo tarifas, contra a Espanha, dizendo estar insatisfeito com a recusa do país em aumentar os gastos com defesa para 5% e chamando a medida de desrespeitosa à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Estou muito insatisfeito com a Espanha. Eles são o único país que não aumentou seu número para 5%... então não estou satisfeito com a Espanha", disse Trump a repórteres na Casa Branca.

"Eu estava pensando em puni-los comercialmente por meio de tarifas por causa do que eles fizeram, e acho que posso fazer isso", acrescentou Trump.

Trump tem pressionado repetidamente os membros da OTAN a gastarem mais em sua própria defesa e questionado a disposição de Washington em ajudar os membros que não gastam o suficiente.

Na semana passada, durante uma reunião com o presidente da Finlândia, ele disse que a OTAN deveria considerar expulsar a Espanha da aliança devido à sua recusa em concordar com o novo compromisso.

Citando a grande ameaça representada pela Rússia desde a invasão da Ucrânia em 2022 , os membros da OTAN argumentaram que seu compromisso anterior de gastos de 2% do PIB não é mais suficiente.

A Espanha foi o único membro da aliança de 32 nações que não se comprometeu a aumentar os gastos militares para 5% do PIB.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez garantiu uma isenção de última hora na época, dizendo que a Espanha gastaria apenas até 2,1%, o que ele chamou de "suficiente e realista".

Madri, que aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte em 1982, argumentou que compensa os gastos menores com fortes contribuições de tropas para missões da OTAN, incluindo destacamentos na Letônia, Eslováquia, Romênia, Bulgária e Turquia.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais